TERRA

1) O que é um vírus?

O vírus é um programa não desejado, que na maior parte dos casos, o usuário instala sem intenção no seu computador. A maioria dos vírus são relativamente inofensivos, causando quase nenhum dano à máquina, no entanto, existem alguns muito perigosos e pode roubar informações do seu HD e deixá-lo imprestável. No geral eles só querem tentar compartilhar suas informações, travar seu computador ou usar seu computador para contaminar o maior número de usuários possível.

Então, porque há pessoas que criam vírus?

Bem, a maioria os cria para inflar sua auto-estima. Outros estão realmente procurando causar confusão. Um pequeno número, e nestes, temos que ficar atentos, os criam para tentar obter informações pessoais. Muitos dos vírus são usados para enviar para os seus criadores as informações contidas no seu computador via e-mail. Claro que há mais que 3 razões para uma pessoa gastar o seu tempo desenvolvendo um vírus, mas com certeza estes são os mais relevantes.


2) Como identificar um e-mail com vírus?

No assunto há uma frase genérica, como "Oi, abra este anexo, é muito legal".

Os e-mails com vírus quase nunca são assinados por alguém.

Os arquivos provavelmente tem a terminação ".exe" ou ".zip".

Em alguns casos, o usuário nem percebe que foi infectado. Ao clicar no arquivo anexo, abre uma janela com uma mensagem de final de ano ou de páscoa, por exemplo, e neste mesmo momento o vírus está sendo instalado na máquina, sem que o usuário esteja consciente do fato.


3) Como ele se espalha?

A primeira ação provável do vírus é tomar posse da sua lista de endereços e se auto-enviar para todos os seus contatos. Cada pessoa que clica no arquivo, contamina o seu computador e o envia, claro que sem intenção, para todos os seus amigos. O vírus também pode enviar um segundo e-mail para todos os e-mails que você enviar, com ele próprio anexado. É desta maneira, que os vírus de espalham com tanta velocidade.

Um teste simples para verificar se você está infectado é enviando um e-mail para você mesmo, se receber um segundo e-mails com um arquivo anexo, significa que seu computador está infectado.

Outro truque usado pelos vírus na sua disseminação é escolher um endereço do seus contatos e usá-lo como remetente da mensagem.

Saiba mais sobre vírus:
http://www.worldstart.com/guides/virus1.htm


4) Os tipos de vírus e como eles agem
  • Virus

Tecnicamente, um vírus infecta outro arquivo (se anexa ou se insere no "arquivo sadio"). Eles normalmente infectam arquivos de programa ou documentos do MS Office. De lá ele pode se replicar, fazer os estragos que deseja, etc.

  • Worms

Similares aos vírus, com a diferença de que conseguem realizar cópias de si mesmos ou de algumas de suas partes (e alguns apenas fazem isso). Os worms não necessitam infectar outros arquivos para se multiplicar e normalmente se espalham usando recursos da rede (o e-mail é o seu principal canal de distribuição atualmente).

  • Trojans ou Cavalos de Tróia

São programas que podem chegar por qualquer meio ao computador, no qual, após introduzidos, realizam determinadas ações com o objetivo de controlar o sistema. Trojans puros não têm capacidade de se auto-reproduzir ou infectar outros programas. O nome Cavalo de Tróia deriva do famoso episódio de soldados gregos escondidos em um cavalo de madeira dado como presente aos troianos durante a guerra entre os dois povos.

Fonte: Info Guerra