TERRA

1) O que é SPAM?

É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez só, de mensagens eletrônicas, geralmente de cunho publicitário, mas não exclusivamente. O spam também é conhecido pela sigla inglesa UCE (Unsolicited Commercial Email, ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

Em plena era de Internet comercial, o spam é uma das principais perturbações para internautas, administradores de redes e provedores, de tal forma que o abuso desta prática já se tornou um problema de segurança de sistemas. Além disso, é também um problema financeiro, pois vem trazendo perdas econômicas para uma boa parte dos internautas e lucro para um pequeno e obscuro grupo.

Fonte: Info Guerra


2) Tipos de SPAMS
  • Boatos e correntes

Os boatos e as correntes na Internet têm algo em comum: pedem para serem enviados a todas as pessoas que você conhece. Tais e-mails se apresentam com diversos tipos de conteúdo, sendo na maioria das vezes histórias falsas ou antigas. Para atingir seus objetivos de propagação, os boatos e correntes apelam para diversos métodos de engenharia social.

Os boatos (hoaxes) são textos que contam estórias alarmantes e falsas, que instigam o leitor a continuar sua divulgação. Geralmente, o texto começa com frases apelativas do tipo: "envie este e-mail a todos os seus amigos...". Algumas classes comuns de boatos são os que apelam para a necessidade que o ser humano possui de ajudar o próximo. Como exemplos temos os casos de crianças com doenças graves, o caso do roubo de rins, etc.

Outros tipos de boatos são aqueles que difamam empresas ou produtos, prometem brindes ou ganho de dinheiro fácil. Continuando com os exemplos, temos e-mails sobre a existência de certa substância cancerígena em determinado produto, o caso do e-mail que tratava da distribuição gratuita de telefones celulares, de viagens gratuitas a Disneyworld, etc.

Ainda dentre os boatos mais comuns na rede, pode-se citar aqueles que tratam de código malicioso, como vírus ou cavalos de tróia. Neste caso, a mensagem sempre fala de vírus poderosíssimos, capazes de destruir seu computador e assim por diante. Um dos mais famosos é o Good Times, que circulou pela rede durante anos e, de vez em quando, ainda aparece um remanescente enviado por internautas desavisados.

As correntes (chain letters) são textos que estimulam o leitor a enviar várias cópias a outras pessoas, gerando um processo contínuo de propagação. São muito semelhantes aos boatos, mas o mecanismo usado para incentivar a propagação é um pouco diferente, pois a maioria das correntes promete sorte e riqueza aos que não as interrompem e anos de má sorte e desgraça aos que se recusam a enviar N cópias do e-mail para Y pessoas nas próximas X horas!

  • Propagandas

Os spams com o intuito de divulgar produtos, serviços, novos sites, enfim, propaganda em geral, têm ganho cada vez mais espaço nas caixas postais dos internautas. Não é nosso objetivo discutir a legitimidade da propaganda por e-mail, mas sim discutir spam, e muitas empresas têm usado este recurso para atingir os consumidores. Isto sem contar a propaganda política que inundou as caixas postais no último ano. Vale ressaltar que, seguindo o próprio conceito de spam, se recebemos um e-mail que não solicitamos, estamos sim sendo vítimas de spam, mesmo que seja um e-mail de uma super-promoção que muito nos interessa. O maior problema com a propaganda por spam é que a Internet se mostra como um meio fértil para divulgação de produtos, atinge um grande número de pessoas a baixo custo, sendo que, na verdade, quem paga a conta é quem recebe a propaganda.

  • Ameaças e brincadeiras

Alguns spams são enviados com o intuito de fazer ameaças, brincadeiras de mau gosto ou apenas por diversão. Ainda assim são considerados spam. Casos de ex-namorados difamando ex-namoradas, e-mails forjados assumindo identidade alheia e aqueles que dizem: "olá, estou testando uma nova ferramenta spammer e por isto você está recebendo este e-mail", constituem alguns exemplos. Vale lembrar que não há legislação específica para casos de spam. No entanto, pode-se enquadrar certos casos nas leis vigentes no atual Código Penal Brasileiro, tais como: calúnia e difamação, falsidade ideológica, estelionato, etc.

  • One-time e-mails

Certas mensagens dizem que serão enviados somente uma vez e que você não precisa se preocupar pois não será importunado novamente. Trata-se de spam e é bem provável que você receba outras cópias do mesmo tipo de e-mail.

  • "Caso não tenha interesse em continuar recebendo este tipo de mensagem, por favor solicite sua retirada de nossa lista de distribuição, enviando e-mail para remove-me-from-list@... "

Este é um dos artifícios mais freqüentes usados atualmente. São os spams do tipo "remove me". Não responda! Na verdade, ao responder você estará confirmando a legitimidade de seu e-mail e este possivelmente será inserido em malas direta de spammers pelo mundo afora.

  • "Se este assunto não lhe interessa, apenas delete este e-mail (Just hit delete)"

Outra categoria de disfarces usados em spam são os que pedem para serem removidos ou ignorados, caso não sejam de seu interesse. Neste caso, antes de removê-lo, reclame. Simplesmente deletar e não reclamar, ignorando o spam, pode torná-lo conivente, pois o spammer continuará atuando tranqüilamente.

  • "Você se cadastrou em nosso site e, portanto, está recebendo esta mensagem. Caso queira sair de nossa lista de divulgação..."

Uma variação do tipo remove me. Alguns spams se utilizam dos recursos válidos de cadastro on-line de determinados sites para dar legitimidade ao e-mail. Novamente, não responda e reclame.

  • "Você foi indicado por um amigo e por isso estamos contatando-o. Caso queira sair de nossa lista de divulgação..."

Outra variação do tipo remove me. De fato, pode ser que você tenha sido indicado por um amigo. Neste caso, um amigo spammer.

  • "De acordo com a lei xxxx, este e-mail não pode ser considerado spam..."

Uma das perguntas mais freqüentes sobre spam no ano passado foi com relação a esta suposta lei citada no final de vários spams.

Não existe lei nem decreto que regulamente spam!

Para maiores detalhes, consulte http://www.spambr.org/congresso.html

  • "Consultamos sua home page, e sua empresa foi selecionada para participar de ... Esperamos não ter importunado com nosso contato..."

Decididamente, isto é spam. Veja aqui como reclamar:
http://centraldoassinante.terra.com.br/ajuda_ext_abuse.htm

Referência:
http://www.rnp.br/newsgen/0101/spam.html
NewsGeneration, um serviço oferecido pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


3) Por que uma caixa postal nunca usada recebe spams?

Os spammers utilizam programas geradores de e-mails que combinam aleatoriamente letras e palavras, conseguindo, assim, uma grande quantidade de endereços (ex: joao@terra.com.br, joao01@terra.com.br, joao2005@terra.com.br). Mesmo sem ter certeza da existência destes endereços, o spammer acrescenta estes endereços à sua lista de envios, já que não custa nada para ele enviar e-mail para uma caixa postal que não existe.

Além dessa possibilidade, o seu novo e-mail pode ter pertencido a outro usuário no passado.


4) Como agir?

Recomendações ao usuário:
O número de usuários na Internet cresce assustadoramente a cada minuto, sendo que muitos estão aprendendo a viver ou sobreviver nesta "aldeia global". Assim, cabe ao administrador de rede conscientizar seus usuários sobre regras, dicas e cuidados que devem ser seguidos para melhor conviver no mundo virtual. Como agir diante do recebimento de spam, como não incentivar o surgimento de spam, ou ainda, cuidados para não se tornar um spammer, devem fazer parte deste treinamento dos usuários.
A seguir, são listados alguns conselhos básicos aos usuários:

  • Não repasse boatos ou correntes

Verifique sempre a veracidade de uma determinada mensagem antes de repassá-la. Na dúvida, não repasse. Existem casos de funcionários demitidos por justa causa e processados por repassarem boatos.

Quando decidir repassar mensagens deste tipo, mesmo após certificar-se da veracidade da mesma, restrinja ao máximo os destinatários e pense sempre se seus amigos estariam realmente interessados em receber tal informação: cuidado para não se transformar num spammer.

A regra básica é: fuja das correntes e fique atento aos boatos!

  • Não caia em "contos do vigário": remove me..., just delete..., etc

Fique atento ao conteúdo dos spams recebidos e não seja ingênuo, não caia nos artifícios usados pelos spammers.

  • Nunca responda para um spammer, nem se envolva em discussões com o mesmo. Isto gera mais spam!

Ao receber um spam, entre em contato com os administradores de sua rede ou, se preferir reclamar diretamente, faça-o endereçando a notificação aos administradores da rede origem do spam. Não responda ou tente reclamar diretamente ao spammer, caso seja possível identificá-lo no e-mail. Agindo desta maneira, você estará se envolvendo em discussões que não solucionarão o problema, podendo inclusive aumentá-lo. Afinal, um spammer convicto poderá gerar algum esquema de retaliação que só fará piorar a situação.

  • Não tente revidar, atacando o spammer: este tipo de retaliação não funciona

A idéia de "olho por olho, dente por dente" não se aplica neste contexto. Não tente revidar a perturbação ou até mesmo o ataque recebido de um spammer. Este tipo de atitude não é ética, não é recomendável e não vai resolver o problema. Se você decidir retaliar um spam, usando o mesmo método, lembre-se que estará se tornando um spammer. Além disso, existem várias maneiras de se forjar um e-mail de spam e, portanto, você está arriscado a retaliar o domínio errado. Finalmente, a retaliação estará atraindo mais atenção e publicidade para o spammer: tudo o que ele mais queria!

  • Cuidados de higiene com seu(s) e-mail(s)

Evite se cadastrar em sites que prometem não divulgar seus dados. Evite se cadastrar em vários sites e listas de divulgação de atualizações de informação, etc. Caso sua postura pessoal seja de um internauta ávido por informações e que gosta de receber malas diretas, divulgação de sites, etc, então, uma prática recomendada e muito utilizada é manter contas de e-mail separadas para seus interesses pessoais, fora do ambiente do trabalho, isto pode não solucionar o problema, mas ajuda a minimizá-lo. Tenho amigos que dizem: "Ah! Nas minhas navegações pela rede, só uso a minha conta : ela é para os spams!"

Referência:
http://www.rnp.br/newsgen/0101/spam.html
NewsGeneration, um serviço oferecido pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa